CB 450 – Transformação Cafe Racer com estilo moderno e esportivo
Olá, pessoal. Saca só mais uma transformação Cafe Racer de uma Honda CB 450, realizada aqui na Oficina dos Tons. Pra quem já conferiu a CB 400 Cafe Racer que fizemos anteriormente, vai poder ver agora um projeto completamente diferente para o mesmo modelo de moto base, cada um com sua beleza própria e particularidades para combinar com a personalidade e as expectativas de seus donos. A proposta dessa vez foi uma customização com pegada bem moderna e esportiva. Vale a pena conferir, porque com certeza essa moto é diferente de tudo que você já viu.
FICHA TÉCNICA
Veículo: CB 450 1985
Serviço: Transformação Cafe Racer completa
Detalhes: Esse foi um projeto totalmente criado e realizado aqui na Oficina dos Tons, extrapolando um pouco as características de uma legítima Cafe Racer pra agregar mais esportividade à moto. Tratou-se de um trabalho de transformação completa com modificações no chassi; adaptação de frente e rodas esportivas; novo sistema de frenagem dianteiro e traseiro; criação e produção de balança personalizada para receber amortecedor monoshok; modificações no tanque e no escapamento; produção de banco para uma pessoa com capotinha Cafe Racer e paralama dianteiro curto com suporte personalizado; além dos acessórios em led, relação sob medida, filtros esportivos e outros detalhes que vamos mostrar ao longo desse post. O projeto durou em torno de 134 dias, com muito estudo, projeções no computador, trabalho manual e com o auxílio de maquinário especializado e a parceria de uma galera de primeira!
Acompanhe abaixo as etapas e os detalhes desse processo de customização.
Pra começar vale relembrar alguns detalhes próprios da CB 450.
Primeiro, foram definidos os detalhes do projeto através de conversas com o cliente, e foi traçado um esboço dos caminhos que essa customização iria tomar. A partir disso, iniciou-se o trabalho de desmontagem da moto e a adaptação de novas peças estruturais – bengalas invertidas com diâmetro maior que o das originais da moto e rodas esportivas aro 17”, para agregar mais volume e robustez ao visual final da moto. Nessa etapa, foram feitos também os recortes no chassi para eliminar as partes que seriam alteradas. Esse é um momento crucial da customização, que exige muita música boa, concentração e exatidão no trabalho com a esmeriladeira, pois um corte errado pode prejudicar de forma definitiva o projeto como um todo.
Paralelo a isso, foram feitas também as modificações na parte inferior do tanque, pois seria ele quem guiaria a direção e tamanho do novo banco, e consequentemente do novo ‘subchassi’, para que eles em conjunto chegassem a um resultado final bem reto, característico das motos Cafe Racer, mas também com uma certa inclinação para agregar esportividade.
Seguiram-se muitos dias de cálculos, desenhos e testes no computador para se chegar à concepção final do novo ‘subchassi’ e também de uma nova balança para a moto, adaptada para receber suspensão monoshock e pneu 150. Eles foram criados do zero pela Oficina dos Tons, e portanto você não vai encontrar nada igual em projetos de outras oficinas. Com as peças recortadas em CNC, foram outras tantas horas de gabaritagem, alinhamento e soldagem. Tudo muito bem planejado, primando em primeiro lugar a segurança, mas pensando também no design e na beleza dos desenhos e curvas.
Definidas a inclinação e altura do banco, foram feitas as últimas modificações na posição de pilotagem da moto, com o reposicionamento dos pedais de marcha e freio e a adaptação da frenagem a disco traseira.
Finalizada a estrutura da moto, demos continuidade à produção das outras peças personalizadas, além da adaptação de peças novas, restauração e revisão das peças antigas da moto que seriam mantidas e trabalho de pintura completa.
Nesse ponto, vale destacarmos o trabalho da parte elétrica. Instalamos um chicote novo com adaptações para receber as peças de led e o novo painel com odômetro e conta giros digital, diferentemente dos originais analógicos. O chicote e os componentes elétricos foram totalmente alocados em pontos escondidos para deixar o mínimo de fiação aparente.
Com a moto toda revisada e funcionando, finalizamos sua montagem, fizemos os últimos ajustes e os testes finais de rua.
E olha só como ficou essa máquina!
Seguem mais fotos dos detalhes desse projeto. Clique para ampliar.
Para nós foi uma satisfação imensa chegar ao resultado final de uma moto tão diferenciada esteticamente e com uma pegada muito bacana de pilotar. Gostaríamos de agradecer ao nosso cliente por ter nos dado a oportunidade de realizar um projeto único como esse, com liberdade de criação. Esperamos que ele seja muito feliz com a moto e que ela lhe proporcione momentos memoráveis. Agradecemos também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi e a todos que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.
Para aqueles que se identificaram com o nosso trabalho e também desejam ter uma moto customizada, é só entrar em contato conosco e agendar uma visita à Oficina.
Obrigado pela atenção e até a próxima!
Atenciosamente,