CB 400 II 1982 – Transformação Cafe Racer

Olá, pessoal. Nesse post, vamos falar como foi o processo de customização de mais uma Cafe Racer realizada aqui na Oficina dos Tons, dessa vez em uma CB 400. Esse será um post mais longo, mas acreditamos que as fotos e informações a seguir possam ser úteis de alguma forma para quem está realizando (ou pretende realizar) um projeto como esse ou se interessa em ler sobre Cafes.


FICHA TÉCNICA

Veículo: CB 400 II 1982

Oficina dos Tons - Cafe Racer - Cb400 1982
Visão lateral, frontal e traseira da CB 400 ainda com o visual de fabricação.

Serviço: Transformação Cafe Racer completa

Detalhes: Esse foi um projeto totalmente criado e realizado aqui na Oficina, buscando agregar todas as características de uma legítima Cafe Racer. Além do visual curto e reto, com banco para 1 pessoa e a clássica rabetinha, fizemos um estudo de todas as modificações que poderiam agregar mais esportividade e agilidade à moto, dentro do orçamento acordado com o cliente. Dessa forma, o trabalho englobou modificações no chassi; adaptação de frente e rodas esportivas; novo sistema de frenagem dianteiro e traseiro; adaptação de novos amortecedores; produção de relação sob medida; modificações no tanque e no escapamento; retífica do motor que apresentou alguns desgastes; revisão mecânica completa; instalação de filtros esportivos; produção de banco, rabeta e paralama dianteiro novos; fiação elétrica nova; sistema de iluminação e sinalização em led; pintura completa da moto; além da finalização com alguns detalhes bem personalizados. O projeto durou em torno de 160 dias, com muito trabalho feito à mão e a parceria de profissionais de primeira!

Parceiros:
Usilima Torneamentos, WZ3 Motos, Gilson Peças Sete Lagoas, Fera Motos (Capotaria), Bazu Eletricista, Ciclops, Tecnologia Tintas, Artesanal Jato de Areia, Renascer Ferro e Aço, MLJ Chapas Perfuradas, Bravinhos Filtros Esportivos, Ber Transmissões, Luciano Saraiva, Waldir Monteiro, Anderson Porto, Marcelo Magalhães, Deivid, Márcio, Sérgio, Fabinho, Mateus e todos que auxiliaram de alguma forma nesse processo.

Acompanhe abaixo as etapas e os detalhes desse processo de customização.


Pra começar vale destacar alguns detalhes dessa CB 400 que mantinha ainda suas características originais e estava em bom estado de conservação.

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Farol redondo, freio a disco duplo dianteiro e à lona traseiro, rodas estrela aro 18”, escapamento duplo um em cada lateral da moto, disposição dos componentes elétricos – detalhes interessantes de serem lembrados para o comparativo com o resultado final da customização.

Como em todo projeto como esse, os primeiros passos foram um estudo das possibilidades que a moto permitia e uma detalhada conversa com o cliente, definindo o caminho que iríamos seguir e as transformações que seriam feitas. Já desde o início, temos muito que agradecer ao cliente que nos deu total liberdade para criar algo novo e diferenciado e realmente confiou sua moto em nossas mãos.

E a parte prática propriamente dita iniciou-se com as modificações na parte estrutural da moto.

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Visão geral do chassi original da CB 400.

Optamos por manter a curvatura do chassi que inicia debaixo do tanque e vai até a base do motor, pois essa é uma das características mais marcantes da CB. Assim modificamos apenas a parte traseira, onde vai o banco.

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Cortando o suporte de banco original e produzindo um novo suporte.
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Modificação do chassi finalizada com soldagem de novo suporte de banco reto e em U.

Nessa fase, foram feitas também as adaptações de uma nova frente para a moto com bengalas invertidas e semi guidões e de rodas aro 17”, além de modificação na posição dos amortecedores. O tanque também sofreu alterações na sua parte inferior para ficar totalmente reto.

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Primeira montagem da moto com sua estrutura modificada.
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Soldando limitador de direção para ajustar o curso da nova frente com relação ao tanque.
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Produção da chapa do banco.
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Prévia da moto com a rabetinha.

Com – digamos que – a base da transformação realizada, partimos para a restauração de peças da moto que seriam mantidas, a instalação e adaptação de peças novas, a produção de mais alguns detalhes personalizados e a pintura total da moto. Não vamos mostrar necessariamente os serviços na ordem em que foram realizados, até porque muita coisa foi sendo feita em paralelo.

O tanque foi uma das peças que mais sofreu alterações. Além do recorte na parte inferior que já citamos e da lanternagem de amassados, foram adaptadas também mangueira de nível de combustível e tampa de rosca torneada.

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Remoção total da tinta para lanternagem dos amassados.
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Instalação de mangueira de nível de gasolina.
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Adaptação de tampa de rosca usinada.
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Resultado final da tampa com marcação da assinatura da Oficina e acabamento retrô.

Com a mudança da frente da moto e da posição dos semi guidões, foi necessário recuar os pedais para ajustar a posição de pilotagem para uma pegada mais deitada, mais ‘Racer‘. Além disso, o sistema de freio traseiro passou de lona para disco.

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Adaptação dos pedais recuados e sistema de freio traseiro a disco.

Foram feitas ainda outras modificações significativas na moto com detalhes bem personalizados.

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Instalação de circuito de led embutido no suporte de banco para substituir lanterna e setas traseiras.
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Gabarito de marcação para furação da mesa superior e instalação de luzes indicadoras de neutro, seta, farol alto e óleo.
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Teste de funcionamento das luzes e adaptação de suporte para velocímetro e conta giros.
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Adaptação de acabamento transparente com luz interna na tampa do estator para mostrá-lo funcionando, além de pintura fibra de carbono na superfície do rotor.
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Produção de suporte, aro e carcaça para instalação de farol redondo de led.

Além das modificações, durante todo o processo foi realizado um trabalho cuidadoso de limpeza e restauração das peças usadas que seriam mantidas e adaptadas na moto.

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Limpeza e restauração das pinças de freio.
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Chassi e balança jateados, além de outras peças e suportes prontos para realização de pintura eletrostática.

Chassi, balança, mesas e suportes foram pintados de preto fosco, assim como as rodas, montadas com pneus novos mais largos e discos com pintura em branco. As bengalas também receberam pintura especial.

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Remontagem da moto com as peças pintadas.

A parte elétrica precisou ser totalmente refeita, pois o chicote da moto não se encontrava em bom estado. Além disso, foram feitas adaptações para receber os circuitos com led. Tudo cuidadosamente soldado, revisado e finalizado com fita isolante sem cola, termo retrátil e malha náutica.

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Fiação da moto refeita, seguindo os parâmetros e cuidados de acabamento.

O motor retificado e pintado foi montado novamente na moto. Os carburadores também receberam pintura nova além de filtros esportivos.

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Detalhes da pintura preto fosco no carburador e no motor, além das tampas pintadas em alumínio e trabalho de aletamento lateral.

Com o motor de volta na moto foi possível realizar as modificações no escapamento original da moto. As duas saídas, que antes ficavam uma para cada lado, foram unidas para o lado direito e a ponteira recebeu um corte enviezado, abafador e acabamento em chapa perfurada.

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Modificações no escape da moto.
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Acabamento com fita térmica de basalto.

Pra finalizar, foi feita a furação nos semi guidões para receber os retrovisores, a capotaria do banco, a pintura do tanque e da rabeta, a instalação das setas dianteiras e a produção do suporte de placa lateral.

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Adaptação dos retrovisores ponta de guidão.
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Capotaria do banco em couro sintético cor café com lateral lisa e linhas horizontais na parte superior.
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Pintura branco perolizado com filetamento de linhas azuis e assinatura do nome da moto na rabeta.
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Resultado final da pintura dos discos e ajustes dos últimos detalhes da moto.

Daí foram feitos os testes e ajustes finais e o cliente deu o primeiro rolé para sentir a moto e checar se gostaria de algum ajuste de retrovisor, altura de pedais etc, antes de levá-la definitivamente para casa.

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Ajustes finais e o primeiro encontro oficial da moto e o seu dono.

E depois desse longo processo, o resultado final.

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Moto curtinha, tanque, banco e rabeta retos, frente baixa e outros detalhes que fazem dessa CB uma legítima Cafe Racer.
Criação de uma estética totalmente nova, sem cópia de outros projetos.

Seguem mais algumas fotos do resultado final dessa CB 400 Cafe Racer. Clique nas fotos para ampliar.

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Nós ficamos extremamente satisfeitos com o resultado final desse projeto e aproveitamos para agradecer mais uma vez ao cliente que nos proporcionou a oportunidade de criar uma moto única e 100% personalizada. Esperamos de coração que essa máquina proporcione diversos momentos e viagens agradáveis, novas amizades e muita história boa pra contar. Agradecemos também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi e a todos que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.

Estamos à disposição para todos aqueles que desejam realizar um projeto de customização em suas motos. A Oficina dos Tons se propõe a realizar aqueles serviços que muitas oficinas não querem pegar, que é buscar soluções de modificação e personalização com acabamento, estética e segurança.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,