Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial

Twister Cafe Racer 2019 com tanque especial clássico

Olá, pessoal! Mais uma Twister transformada aqui na ODT, dessa vez um exemplar injetado de 2019. Conheça os outros projetos que já construímos em Twisters e 300s, clicando aqui, e repare como os detalhes exclusivos de cada moto transformam de forma significativa o seu visual. É fato que a partir das solicitações trazidas pelos clientes e com muito profissionalismo e criatividade dá para fazer infinitas versões da mesma moto. Esperamos que gostem!


FICHA TÉCNICA

Veículo: Honda CB 250F Twister 2019

Serviço: Customização Cafe Racer

Detalhes: O cliente solicitou uma moto com visual curto seguindo a linha das nossas criações anteriores, mas com a adaptação de um tanque clássico arredondado com visual reto na parte debaixo, o que se tornou um grande desafio, uma vez que o chassi da Twister mais nova é bem diferente do chassi da Twister antiga, não sendo mais apenas um tubo central na parte de cima, mas sim dois tubos paralelos, o que exige um tanque com vão interno muito largo. Depois de uma longa pesquisa, encontramos o tanque ideal e todo o restante do visual foi se formando a partir dessa peça, com curvas e formatos mais arredondados. Dessa vez, a moto também precisou da adaptação de um sistema de bomba externa, uma vez que a moto é injetada e o tanque escolhido foi de um modelo carburado. Acompanhe abaixo um pouco do processo de construção dessa moto e todos os detalhes do seu resultado final.


Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Cortando o chassi nos pontos exatos.

Depois de muita conversa com o cliente e com todos os detalhes pensados e ajustados, a transformação propriamente dita inicia-se com a desmontagem das carenagens da moto e o corte da parte traseira do chassi. Cada corte deve ser feito de forma muito consciente e planejada, pois a partir desse ponto inicia-se um caminho sem volta. Na sequência, são muitas horas de trabalho desenhando cada modificação no computador e solicitando o corte à laser das chapas nos materiais e espessuras necessários.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Processo de soldagem.

Daí, são mais alguns dias para ajustar, alinhar e nivelar todas as partes como em um grande quebra-cabeças e fazer um trabalho minucioso de soldagem do chassi e de todos os suportes.

Nesse ponto, gostaríamos de reforçar que todo esse trabalho exige muito conhecimento mecânico, de design e construção, e de soldagem e manipulação do aço e outros materiais. Caso você queira de fato fazer uma customização nesse nível, busque uma empresa especializada que tenha profissionais qualificados e que trabalhe de forma honesta e transparente dentro dos quesitos de segurança, para não colocar sua vida em risco e/ou inutilizar uma moto com modificações perigosas ou malfeitas.

Aqui na Oficina dos Tons nós fazemos um estudo minucioso de cada modificação e conversamos abertamente com o cliente sobre o que deve ou não ser feito na moto e também sobre os limites entre a estética e o conforto e a dirigibilidade. Tudo isso para que o cliente saia daqui totalmente satisfeito, com uma moto em perfeito funcionamento e com toda a condição para que revisões e manutenções mecânicas futuras possam ser feitas por nós ou em outras oficinas.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Protótipo do banco e novo chassi ganhando forma.

Para conversar de forma harmônica com os contornos abaulados do tanque escolhido para essa moto, os suportes da parte traseira do chassi foram desenhados com curvas e círculos. O novo banco foi projetado para 1 pessoa e seu formato incluiu a “rabetinha Cafe Racer” clássica, e seu movimento forma exatamente um arco imaginário com o ponto mais alto do tanque.

Nesse ponto, já é possível para o cliente ver uma prévia do novo visual da moto e checar como ficou a nova posição de pilotagem, que ajustamos sempre de acordo com a altura do cliente e suas preferências de tocada.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Diferenciais no acabamento final que você só encontra aqui na ODT.

Para dar acabamento à junção tanque e banco, criamos uma tampa lateral com desenho personalizado e detalhe de telinha. Com esse mesmo material, criamos acabamentos laterais para a parte frontal do tanque, fazendo alusão àquelas peças que existem de fábrica em alguns modelos de motos custom, como por exemplo a Shadow 600. Assim, o visual global da moto foi totalmente reprojetado, onde cada peça se encaixa perfeitamente na outra e não sobram vãos ou arestas, nem tampouco ficam expostas partes indesejadas do chassi ou fiação.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Algumas peças produzidas, modificadas e pintadas.

A moto é então totalmente desmontada e repintada com uma base de preto semibrilho e detalhes exclusivos de acordo com as preferências do cliente e sugestões nossas.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Estudo e resultado parcial do grafismo do tanque.

O tanque recebeu uma pintura especial grafite com faixa estilizada em vermelho e logos da Oficina e da Honda que vocês poderão ver no resultado final. À essa altura, a moto começa a ser novamente remontada, seguindo os padrões de lubrificação e torque indicados pelo manual de serviços.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Remontagem da frente reestilizada.

Para alcançar um visual frontal mais robusto, alongado e totalmente customizado, foram produzidas molas de acabamento pretas para parte superior das bengalas que levam também os suportes para o farol, instaladas sanfonas pretas e pintadas de preto as canelas.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Serviços invisíveis que fazem toda a diferença.

Destacamos aqui alguns serviços que passam despercebido quando se olha a moto pronta, mas são fundamentais para garantir um belo acabamento final, um bom funcionamento e uma fácil manutenção futura. Um deles é a realocação do chicote elétrico e seus componentes para pontos escondidos da moto e a adaptação para receber os acessórios novos. E podemos citar ainda pequenas soluções como tarugos com rosca usinados sob medida e prensados nas pontas do guidão para receber com exatidão os retrovisores e setas e não atrapalhar o funcionamento da manopla de aceleração.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial
Adaptação de acessórios personalizados.

Por fim, como acessórios personalizados da moto foram escolhidos farol de led com angel eyes partido em 4 sessões, setas dianteiras personalizadas instaladas nas pontas do guidão juntamente com os retrovisores, velocímetro digital redondo, cabos de freio aeroquip e fita de led para freio e setas embutida na parte final do chassi.

Fiquem agora com o antes e depois de mais uma linda Honda customizada pela Oficina dos Tons.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial - Antes Oficina dos Tons - Cafe Racer Twister Tanque Especial

Movimente as setas para a direita e esquerda para ver o antes e depois dessa transformação.

E se deliciem com cada um de seus detalhes. Cliquem na fotos para ampliar.



Essa foi mais uma moto customizada enviada para o interior de Minas Gerais. Esperamos que ela faça muito sucesso por onde passar e proporcione muita alegria ao nosso cliente em cada passeio que ele fizer. Gostaríamos de agradecer ao Cláudio por confiar no nosso trabalho e nos permitir imprimir a nossa arte em mais um exemplar único e exclusivo. Gostaríamos de agradecer também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi e a todos os familiares, amigos próximos e colaboradores que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.

Se você tem uma CB300, Twister, Fazer ou outro modelo de moto e deseja se destacar no trânsito e tornar mais divertido o seu deslocamento diário, estamos aqui para lhe atender. É só entrar em contato e agendar uma visita.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,

Oficina dos Tons - Logo