Honda Twister Marathon: Uma Cafe Racer 250cc que vai te surpreender
Olá, pessoal, tudo bem? Voltando na linha dos projetos em motos de baixa cilindrada, vamos apresentar agora mais uma versão Cafe Racer para a Twister 250 produzida aqui na Oficina dos Tons, apelidada de Marathon. Nessa moto, buscamos um visual um pouco mais robusto e agressivo do que a outra Cafe já produzida por nós nesse mesmo modelo da Honda (se você ainda não conhece o projeto da Shark, é só clicar aqui). Fiquem agora com as curiosidades dessa transformação radical, que vale a pena conhecer em detalhes. Esperamos que gostem!
FICHA TÉCNICA
Veículo: Honda Twister 250 2004
Serviço: Customização Cafe Racer
Detalhes: Nesse projeto, a ideia central era fazer uma moto bem curtinha e ao mesmo tempo robusta, trazendo um pouco do visual que conseguimos imprimir na CB 300 Naru agora para a Twister. Assim, a mudança chave definitivamente foi o conjunto tanque, chassi e banco. Com a produção de um paralama dianteiro pequeno e uma traseira para a moto totalmente limpa, os pneus gomados ganharam um enorme destaque, exercendo também um papel fundamental na construção do novo visual. A moto recebeu ainda guidão estilo morcego com retrovisores nas pontas, manetes esportivas, velocímetro digital, molas e sanfonas nas bengalas, farol de led com suportes personalizados e setas nas laterais, sistema de led para lanterna e setas traseiras, filtro de ar esportivo, suporte de placa lateral e ponteira de escape personalizada. O acabamento final ficou por conta da pintura completa preto acetinado, com tanque grafite perolizado, banco em tons preto e grafite e detalhes vermelhos no amortecedor traseiro e aro do farol.
Acompanhem abaixo os detalhes dessa pequena porém “musculosa” Cafe Racer.
A Twister como ela é original de fábrica não dá visibilidade alguma ao chassi e deixa o motor e as rodas muito “tímidos” ali no meio das suas carenagens. O primeiro passo após tirar essas peças todas foi criar o novo conjunto tanque, chassi e banco, sem perder presença e volume no visual. Assim, buscamos um tanque grande que não possui abas ou outros complementos e que fosse possível adaptar na moto e chegamos no modelo da CB 400. O novo chassi foi produzido a partir de chapa sob medida desenhada e cortada à laser e tubos com os mesmos padrões da montadora soldados de forma criteriosa. Tanque e chassi foram alinhados de maneira a formarem juntos a linha reta típica das Cafe Racers. E o banco veio para finalizar de forma harmônica esse conjunto, encaixando-se perfeitamente no tanque e acompanhando o movimento das suas linhas. O tanque recebeu pintura grafite perolizado com grafismos em preto e o banco capotaria especial com veludo preto nas laterais e material sintético grafite na parte superior. Todo o restante da moto recebeu pintura preto acetinado, com exceção dos detalhes em vermelho na mola do amortecedor traseiro e no aro do farol, dando uma pitada de esportividade ao visual final.
É nítido como essa versão da moto mais “clean” deu ao motor, rodas/pneus e chassi o protagonismo que eles merecem. A ponteira de escape em inox com formato megafone personalizado também teve importante papel nesse visual mais limpo, além de ser por si só uma peça muito bonita e diferenciada.
O melhor adjetivo para a nova frente da moto definitivamente é cheia de personalidade. Pneu com desenho marcante, paralama pequeno abraçando bem de perto o pneu, bengalas com visual todo preto e mais robusto graças às sanfonas e molas de acabamento, guidão estilo morcego no tamanho exato para esterçar sem encostar no tanque, retrovisores custom nas pontas, velocímetro digital redondo e, por fim, a grande estrela da frente – farol redondo de led com angel eyes, que ganhou ainda mais destaque com o detalhe do aro vermelho.
Olhando a moto detrás, realmente nem parece ser a mesma. A placa na lateral e o banco curto permitiram dar destaque ao amortecedor traseiro que ainda aparece como o único detalhe em cor mais viva, e ao pneu que ganhou muito mais volume devido primeiramente à maior exposição mas também pelo modelo escolhido, mais largo e com gomos altos. A ponteira equilibra o visual no lado direito e traz mais uma textura com o acabamento de grade perfurada ao final. O banco combina a costura de losangos com os gomos do pneu e segue perfeitamente tanto a silhueta lateral do tanque, quanto o seu movimento ondular superior. Nessa visão é possível perceber como as proporções do guidão também casam perfeitamente com o restante, onde o arco central tem tamanho equilibrado com a largura do tanque e os retrovisores batem aproximadamente com as extremidades da placa e da ponteira. O velocímetro é o ponto mais alto e finaliza o visual como mais um detalhe bonito e customizado.
Tendo mostrado em linhas gerais a transformação global da moto vista de frente, detrás e das laterais, deixamos vocês agora com uma farta galeria de fotos para poderem ver de perto cada detalhe.
Como em todo final de projeto, gostaríamos de agradecer a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi, e a todos os familiares, amigos próximos e colaboradores que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.
Você também pode ter uma moto como essa, e transformar aquele trajeto rotineiro diário de ida e vinda da escola, faculdade ou trabalho, em uma experiência mais divertida e prazerosa. Além de também chamar muita atenção nos passeios de fim de semana e nos encontros de moto. Se ficou interessado, é só entrar em contato conosco pelo (31) 3656-6533 e agendar uma visita à Oficina.
Obrigado pela atenção e até a próxima!
Atenciosamente,