
CB 450 – Transformação Cafe Racer com estilo moderno e esportivo
Olá, pessoal. Saca só mais uma transformação Cafe Racer de uma Honda CB 450, realizada aqui na Oficina dos Tons. Pra quem já conferiu a CB 400 Cafe Racer que fizemos anteriormente, vai poder ver agora um projeto completamente diferente para o mesmo modelo de moto base, cada um com sua beleza própria e particularidades para combinar com a personalidade e as expectativas de seus donos. A proposta dessa vez foi uma customização com pegada bem moderna e esportiva. Vale a pena conferir, porque com certeza essa moto é diferente de tudo que você já viu.
FICHA TÉCNICA
Veículo: CB 450 1985
Serviço: Transformação Cafe Racer completa
Detalhes: Esse foi um projeto totalmente criado e realizado aqui na Oficina dos Tons, extrapolando um pouco as características de uma legítima Cafe Racer pra agregar mais esportividade à moto. Tratou-se de um trabalho de transformação completa com modificações no chassi; adaptação de frente e rodas esportivas; novo sistema de frenagem dianteiro e traseiro; criação e produção de balança personalizada para receber amortecedor monoshok; modificações no tanque e no escapamento; produção de banco para uma pessoa com capotinha Cafe Racer e paralama dianteiro curto com suporte personalizado; além dos acessórios em led, relação sob medida, filtros esportivos e outros detalhes que vamos mostrar ao longo desse post. O projeto durou em torno de 134 dias, com muito estudo, projeções no computador, trabalho manual e com o auxílio de maquinário especializado e a parceria de uma galera de primeira!
Acompanhe abaixo as etapas e os detalhes desse processo de customização.
Pra começar vale relembrar alguns detalhes próprios da CB 450.

Primeiro, foram definidos os detalhes do projeto através de conversas com o cliente, e foi traçado um esboço dos caminhos que essa customização iria tomar. A partir disso, iniciou-se o trabalho de desmontagem da moto e a adaptação de novas peças estruturais – bengalas invertidas com diâmetro maior que o das originais da moto e rodas esportivas aro 17”, para agregar mais volume e robustez ao visual final da moto. Nessa etapa, foram feitos também os recortes no chassi para eliminar as partes que seriam alteradas. Esse é um momento crucial da customização, que exige muita música boa, concentração e exatidão no trabalho com a esmeriladeira, pois um corte errado pode prejudicar de forma definitiva o projeto como um todo.


Paralelo a isso, foram feitas também as modificações na parte inferior do tanque, pois seria ele quem guiaria a direção e tamanho do novo banco, e consequentemente do novo ‘subchassi’, para que eles em conjunto chegassem a um resultado final bem reto, característico das motos Cafe Racer, mas também com uma certa inclinação para agregar esportividade.

Seguiram-se muitos dias de cálculos, desenhos e testes no computador para se chegar à concepção final do novo ‘subchassi’ e também de uma nova balança para a moto, adaptada para receber suspensão monoshock e pneu 150. Eles foram criados do zero pela Oficina dos Tons, e portanto você não vai encontrar nada igual em projetos de outras oficinas. Com as peças recortadas em CNC, foram outras tantas horas de gabaritagem, alinhamento e soldagem. Tudo muito bem planejado, primando em primeiro lugar a segurança, mas pensando também no design e na beleza dos desenhos e curvas.



Definidas a inclinação e altura do banco, foram feitas as últimas modificações na posição de pilotagem da moto, com o reposicionamento dos pedais de marcha e freio e a adaptação da frenagem a disco traseira.

Finalizada a estrutura da moto, demos continuidade à produção das outras peças personalizadas, além da adaptação de peças novas, restauração e revisão das peças antigas da moto que seriam mantidas e trabalho de pintura completa.










Nesse ponto, vale destacarmos o trabalho da parte elétrica. Instalamos um chicote novo com adaptações para receber as peças de led e o novo painel com odômetro e conta giros digital, diferentemente dos originais analógicos. O chicote e os componentes elétricos foram totalmente alocados em pontos escondidos para deixar o mínimo de fiação aparente.


Com a moto toda revisada e funcionando, finalizamos sua montagem, fizemos os últimos ajustes e os testes finais de rua.
E olha só como ficou essa máquina!



Seguem mais fotos dos detalhes desse projeto. Clique para ampliar.
[pgc_simply_gallery slug=”793″]
Para nós foi uma satisfação imensa chegar ao resultado final de uma moto tão diferenciada esteticamente e com uma pegada muito bacana de pilotar. Gostaríamos de agradecer ao nosso cliente por ter nos dado a oportunidade de realizar um projeto único como esse, com liberdade de criação. Esperamos que ele seja muito feliz com a moto e que ela lhe proporcione momentos memoráveis. Agradecemos também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi e a todos que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.
Para aqueles que se identificaram com o nosso trabalho e também desejam ter uma moto customizada, é só entrar em contato conosco e agendar uma visita à Oficina.
Obrigado pela atenção e até a próxima!
Atenciosamente,
