CB 400 com novo visual Scrambler
Olá pessoal, tudo bem? Olha só mais um projeto de customização que realizamos em uma CB 400, dessa vez no estilo Scrambler.
FICHA TÉCNICA
Veículo: CB 400 II 1982
Serviço: Transformação Completa Scrambler
Detalhes: Esse foi mais um projeto totalmente criado e realizado aqui na Oficina dos Tons, pensando no perfil do cliente e nas suas preferências. Primeiro fizemos um briefing sobre todos os detalhes que iriam compor o visual final da moto, com algumas referências ao estilo Scrambler e o pedido de manter um banco com tamanho confortável para duas pessoas. Essa moto então englobou um trabalho de transformação completa com modificações no chassi; adaptação de frente e rodas esportivas; novo sistema de frenagem dianteiro e traseiro; adaptação de balança esportiva para receber amortecedor monoshok; modificações no tanque e no escapamento; produção de banco para duas pessoas e paralama dianteiro curto com suporte personalizado; além de farol de led personalizado e setas e lanterna em fitas também de led, relação sob medida, filtros esportivos, pintura completa e outros detalhes que você vai ter a oportunidade de ver ao longo desse post. Foram meses de dedicação com muito estudo, projeções no computador, pesquisa dos melhores materiais e peças, e longas horas de trabalhos manuais com maquinário especializado, para alcançar a concepção de um novo modelo de CB 400, onde cada transformação foi pensada para casar de forma harmoniosa com o visual final.
Acompanhe abaixo fotos do processo e do resultado final dessa customização.
Os trabalhos se iniciam sempre com a desmontagem completa da moto, o estudo e a concepção das modificações globais e a construção de moldes e alguns outros segredos da Oficina para iniciar as produções. Dessa vez, optamos por trabalhar treliças de tubos combinando com a chapa superior em corte CNC para reconstruir a parte traseira do chassi.
Nessa moto, assim como no projeto anterior de CB 450 que construímos no estilo Cafe Racer (se você ainda não viu, clique aqui), para proporcionar um visual mais encorpado e moderno foram adaptadas bengalas, rodas, amortecedor traseiro e sistemas de freio esportivos, além de um modelo robusto de balança e cabos de freio aeroquip na frente.
Na frente, para caracterizar o visual Scrambler, foram instalados guidão mais alto e farol com um “visual off-road” e suportes de bengalas bem clean, além de paralama curto com suporte personalizado, setas de fitas de led instaladas nas bengalas, retrovisores ponta de guidão e manoplas revestidas com o mesmo material do banco. Optamos juntamente com o cliente por um pneu street ao invés de um pneu misto, para manter o conforto em pilotagem na cidade, mas o modelo escolhido tem um desenho bem diferenciado que combinou com o visual final da moto.
O banco, ao contrário dos projetos que a Oficina normalmente faz, dessa vez foi para dois lugares e fizemos um desenho totalmente diferenciado, com dois patamares de altura, material sintético marrom café e costura na cor cobreada para dar um leve contraste.
A moto recebeu serviço completo de pintura com destaque para a combinação de azul perolizado escolhido pelo cliente com tonalidade bem viva de amarelo.
Vale destacar o trabalho feito no motor, com pintura preto acetinado no seu corpo; efeito de pintura envelhecida nas tampas laterais; detalhe de acabamento com tampa antiga de cerveja na saída do pedal de partida; e textura de cartas em chamas no rotor do estator que fica exposto através da adaptação de acabamento transparente com assinatura da Oficina na tampa direita do motor, que já é uma marca registrada da Oficina nos nossos projetos em CBs.
A moto recebeu ainda, dentre outras coisas, filtros esportivos com textura de camuflagem; caixa de direção cônica; relação sob medida; escapamento 2 em 1 com manta térmica; e traseira bem reduzida com lanterna e setas em fita de led embutida no chassi.
Para não estender demais o post, nós aqui citamos apenas algumas particularidades desse projeto que é muito rico em detalhes. Por isso, seguem mais fotos para que vocês possam curtir e observar de perto cada modificação. Clique para ampliar.
Antes de finalizar, vamos contar uma rápida curiosidade sobre a história dessa moto, que já “residiu” em 3 estados do Brasil (até onde temos conhecimento). Nós buscamos essa CB em Praia Grande/SP, inicialmente para fazer uma Cafe Racer para a Oficina e a correria do dia a dia acabou não nos deixando finalizar esse projeto inicial. Até que um cliente entrou em contato conosco para realizar um projeto em uma CB 400, e os ventos dessa “Cafe mineira” sopraram para o estilo Scrambler e a moto seguiu viagem para o Mato Grosso do Sul com o seu novo dono. Gostaríamos de agradecer ao nosso cliente pela confiança e pela oportunidade de construir uma moto única e especial. Para nós foi realmente uma imensa satisfação chegar a um resultado final tão surpreendente e diferenciado. Esperamos que ele seja muito feliz com a moto e que ela lhe proporcione incríveis passeios e muita diversão. Agradecemos também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi e a todos que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.
Para aqueles que se identificaram com o nosso trabalho e também desejam ter uma moto customizada, é só entrar em contato conosco e agendar uma visita à Oficina.
Obrigado pela atenção e até a próxima!
Atenciosamente,