BMW 1150 Cafe Racer – Processo e Resultado Final
Olá, pessoal! Nesse post, vamos contar um pouco de como foi o processo de customização Cafe Racer dessa BMW 1150. Esse será um post mais longo, mas acreditamos que bem interessante pra quem gosta do assunto.
FICHA TÉCNICA
Veículo: BMW R1150R 2001
Serviço: Customização Cafe Racer
Detalhes: Esse foi um projeto totalmente criado e realizado aqui na Oficina, a partir de algumas ideias e referências trazidas pelo cliente. O maior diferencial desse trabalho com certeza foi a produção de um novo chassi feito sob medida para a moto, para receber banco reto para uma pessoa. Vale destacar ainda a alteração do visual frontal da moto, com paralama, suportes de velocímetro e farol, e retrovisores novos; a instalação de sistema de led para lanterna e setas e suporte de placa personalizado na traseira; as adaptações no sistema de entrada de ar e parte elétrica; e a finalização da moto com novas cores e assinatura.
Acompanhe abaixo as etapas desse processo de customização.
Vamos começar destacando algumas características originais da moto, detalhes que valem ser lembrados para comparativo com o resultado final.
O processo iniciou-se então com a desmontagem da moto para estudo dos detalhes técnicos e definição do novo design da moto.
Finalizados todos os estudos de design e testes de resistência no computador, seguimos para a produção do chassi com o corte das peças em CNC laser e a finalização com trabalho minucioso de soldagem.
Com essa primeira etapa finalizada, partimos para a produção de um protótipo do banco para ajustarmos os últimos detalhes para a produção da parte de cima do chassi e da chapa do banco.
Nas fotos acima é possível perceber como reduzimos o comprimento do chassi e afinamos a traseira da moto, além de deixarmos o suporte para base do banco totalmente reto. Dessa forma, foi possível trazer o espírito Cafe Racer para a silhueta da moto e agregar mais esportividade e design ao seu visual, com um desenho de chassi bonito e diferenciado.
Paralelo a todo esse serviço de construção de um novo chassi, foram sendo criadas e produzidas também novas peças e suportes para a moto. Vamos falar rapidamente de alguns detalhes principais, começando pela produção de um paralama dianteiro curto para substituir o original que era muito grande e volumoso.
Outra peça que sofreu uma mudança significativa foi o painel, do qual utilizamos os copos de velocímetro, conta giros e luzes indicadoras originais e criamos um novo design, com suporte feito sob medida e “carcaça” personalizada com filetes em acrílico.
Para finalizar a frente, o suporte do farol também sofreu modificações e foram instaladas sanfonas protetoras de bengalas e novos retrovisores com setas de led integradas.
Pulando agora para a parte traseira, vale comentar do suporte de placa atrás da roda feito sob medida para a moto.
Ainda outro detalhe interessante que vale ser citado foi a remoção da caixa de ar da moto e as adaptações no sistema de entrada de ar para receber filtros esportivos de duplo fluxo, deixando a parte debaixo da moto com visual mais limpo e clean.
Finalizadas as adaptações, a moto foi novamente desmontada para realização do trabalho pintura e capotaria. Escolhemos trabalhar dentro da palheta de cores preto, azul e branco, para remeter à marca da BMW. O tanque recebeu uma pintura perolizada com efeito degradê de cima para baixo, indo do preto para o azul, tonalidade com a qual foram pintados também os acabamentos internos das abas laterais, enquanto estas últimas receberam a cor branco perolizado.
O restante da moto recebeu por sua vez uma pintura preto fosco, incluindo aí canelas, rodas, pinças de freio, pivô, molas, chassi, carcaça do velocímetro e todos os suportes criados, no intuito de tirar um pouco da atenção da parte debaixo da moto e levar o olhar das pessoas para o conjunto tanque e banco. O paralama dianteiro e os discos, por sua vez, foram pintados de branco fosco para contra balancear.
Para casar com o visual global da moto, o banco foi feito na tonalidade grafite com linha vermelha, rabeta lista e centro com costura em losangos.
Uma última peça criada nessa etapa final foi um acabamento personalizado com detalhe de chapa perfurada também pintado em preto fosco para finalizar o visual lateral da moto.
Nessa etapa de finalização foi feito também todo um trabalho de realocação do chicote e componentes elétricos para pontos escondidos, deixando o mínimo de fiação aparente. Daí, foi partir para os ajustes e testes finais e fazer a assinatura da Oficina na moto, através de emblema nas abas laterais.
E depois de muito trabalho e dedicação, a recompensa: uma moto única e exclusiva, com visual final harmônico, agressivo, sofisticado e inovador.
Após esse rápido tour pelas etapas dessa customização, fiquem agora com mais algumas fotos do resultado final dessa BMW R1150R Cafe Racer.
Mais uma vez queremos agradecer a Deus; ao Mestre Masaharu Taniguchi; ao cliente que confiou no nosso trabalho; a todos os amigos, colaboradores e fornecedores que acompanham os nossos projetos e sempre nos apoiam e auxiliam; e a você que leu este post até o final.
Para nós este foi um projeto muito desafiador e prazeroso. Esperamos que tenham gostado. E estamos à disposição para desenvolver também um projeto Cafe Racer (ou outro tipo de customização) para a sua moto. É só entrar em contato por email ou telefone e agendar uma visita.
Muito Obrigado! Muito Obrigado! Muito Obrigado!
Atenciosamente,