CB 400 Scrambler com rodas raiadas

Olá pessoal! Segue mais um projeto finalizado de uma Cbzona Scrambler. Se desejar, é interessante conferir também o post de outra CB Scrambler que já postamos aqui no blog para comparar como cada projeto, apesar de seguir uma linha de construção parecida e lançar mão de algumas peças iguais, tem características únicas e exclusivas, que são o resultado da combinação dos desejos pessoais do cliente, da nossa leitura sobre a sua personalidade transformada em detalhes e influências, e de ideias que vão surgindo durante o processo. Esperamos que gostem!


FICHA TÉCNICA

Veículo: CB 400 1983

Serviço: Transformação Completa Scrambler

Detalhes: Esse foi um projeto de transformação completa com algumas referências Scrambler e Cafe Racer mescladas com uma pegada moderna e esportiva, linha já desenvolvida pela Oficina em motos anteriores, além do pedido do cliente de manter um banco com tamanho confortável para duas pessoas. A grande novidade dessa moto foram as rodas raiadas, projetadas para trabalhar em conjunto com bengalas, balança e sistemas de freio da CB600 Hornet, para alcançar um resultado estético mais forte e agressivo e melhorias nos sistemas de amortecimento e frenagem, como solicitado pelo cliente. 

Os detalhes desse trabalho e do resultado final você acompanha a partir de agora.


Nesse tipo de projeto mantemos da CB 400 original apenas o motor, parte do chassi, tanque e alguns componentes elétricos. Todo o restante é reconstruído e isso exige um detalhado estudo de como será a nova estrutura de chassi, banco e demais sistemas da moto, antes de ligar a esmerilhadeira para fazer qualquer corte. Finalizada essa projeção, iniciamos os trabalhos manuais com o recorte da parte traseira do chassi nos pontos pré-definidos.

(Aproveitamos para fazer aqui um pequeno parêntesis: trabalhos de serralheria, manipulação de materiais ferrosos e soldagem são perigosos e exigem conhecimento, treinamento e maquinário apropriado, e, portanto, devem ser feitos com muita cautela por profissionais e/ou pessoas experientes. Nós achamos muito bacana e apoiamos as pessoas que encaram o desafio de customizar elas mesmas as suas motos em casa, mas pedimos que se você não tem experiência com esses procedimentos, procure a ajuda de um profissional e evite acidentes.)

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas.
Cortando a parte traseira do chassi original.

Nesse chassi, nós optamos por mesclar uma base de chapa cortada em CNC com tubos estruturados em treliça. Isso nos permitiu trabalhar com precisão a construção do visual reto do chassi com o tanque, além de agregar detalhes customizados com excelente acabamento.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Alinhando e soldando o novo chassi.

Foram feitas também as devidas adaptações para receber as peças novas da Hornet, sendo os encaixes e espaçadores para afixar e alinhar a balança; e o canote sob medida para aperto das mesas superior e inferior da Hornet no chassi da CB 400.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Visual da nova linha estrutural da moto.

Vamos falar agora da “cereja” desse projeto: as rodas raiadas. Para a adaptação desse modelo de rodas, projetamos e usinamos um cubo de alumínio, seguindo as medidas da roda original da Hornet, para a devida montagem com os discos e pinças desse modelo esportivo.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Cubo de alumínio usinado, com acabamento de pintura preto acetinado.

Além disso, foram utilizados kits de raios inox e aros de alumínio de 17” com larguras adequadas para receber pneu 120 na dianteira e 150 na traseira. Também nesse projeto, optamos por modelo de pneu street com desenho diferenciado, para permitir uma pilotagem mais confortável no asfalto sem prejudicar o visual customizado.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Roda raiada funcionando perfeitamente com as demais peças da Hornet.

O sistema de freio da Hornet agregou estilo e eficiência de frenagem e os discos esportivos receberam pintura fibra de carbono, cujo recorte vai sendo finalizado de acordo com o atrito das pastilhas. As bengalas invertidas receberam acabamento bronze escuro e fitas de led como setas. Para a nova frente da moto foram produzidos ainda paralama curto com suporte customizado e pintura preto perolizado; e “carcaça” formada por halos estilizados e suportes laterais para sustentar farol de led redondo com angel eyes amarelo. Foram instalados ainda velocímetro digital e guidão naked com retrovisores redondos nas pontas.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Visual frontal mais volumoso, forte e agressivo.

Arraste as setas sobre a foto abaixo para a direita e esquerda para sobrepor o antes e depois dessa transformação.

Image Image

O tanque original da CB 400 passou pela modificação na sua parte inferior para ficar totalmente reto, trabalho que fazemos desde o nosso primeiro projeto nesse modelo, além de ganhar pintura preto perolizado, grafismo Honda, assinatura da Oficina e mangueira de nível de combustível, detalhe que também já virou nossa marca registrada.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Muito trabalho de lanternagem e pintura para chegar no resultado final desejado.

O motor recebeu pintura preto acetinado com detalhes em bronze escuro kandy, filtros esportivos cônicos vermelhos e a nossa já clássica adaptação de acabamento transparente na tampa esquerda do motor, para mostrar o alternador girando. Reparem que até o rotor foi customizado, com pintura WTP textura de caveira estilizada.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Novo visual do motor com muito mais presença e personalidade.

Para o banco optamos, juntamente com o cliente, por material especial marrom café escuro com costura de linhas paralelas nas laterais que se entrelaçam no centro, e pequeno detalhe mais claro na parte traseira.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Banco para duas pessoas com desenho diferenciado.

E por fim, olhando a moto detrás, o que chama atenção primeiro é a largura do pneu, por sua medida maior que a do original, mas também pela maior exposição do mesmo, devido à redução da lanterna para uma fita de led embutida no final do chassi e o suporte de placa pequeno no estilo eliminador de rabeta.

Oficina dos Tons - CB400 Scrambler Rodas Raiadas
Antes e depois visão traseira CB 400 Scrambler.

Ainda falta falar do escapamento, sistema de freio traseiro, pedaleiras custom, chicote elétrico e outros detalhes. Mas para não estender demais o post, deixamos vocês com mais fotos na galeria abaixo. É só clicar para ampliar.


Gostaríamos de agradecer ao nosso cliente e à sua esposa pela confiança e pela oportunidade de desenvolver um projeto tão ousado. E esperamos que eles vivam momentos maravilhosos com essa moto. Agradecemos também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi e a todos que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.

Para aqueles que se identificaram com o nosso trabalho e também desejam ter uma moto customizada, é só entrar em contato conosco e agendar uma visita à Oficina.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,