Oficina dos Tons - Cafe Racer CB 300

CB 300 “Naru”: Uma Cafe Racer 300cc como você nunca viu!

Olá pessoal! É com muito orgulho que apresentamos o projeto “Naru”, uma Honda CB 300 Cafe Racer totalmente criada e produzida pela Oficina dos Tons. Essa moto é de um dos sócios aqui da Oficina, a Juliana, e assim a gente teve ainda mais liberdade para experimentar elementos novos e ousar em cada detalhe. E por ser uma moto da casa, ela está disponível para ser vista de perto pra quem quiser, aqui nas nossas instalações. Esperamos que gostem!


FICHA TÉCNICA

Veículo: Honda CB 300 2010

Serviço: Customização Cafe Racer

Detalhes: O intuito desse projeto foi extrair o melhor visual Cafe Racer em cima da estrutura de uma CB 300, sem trocar rodas e suspensão, e mostrar que é possível chegar a um resultado final imponente e robusto em uma moto de baixa cilindrada. Para isso, pensamos em cada detalhe, tendo como “o coração do projeto” o tanque de uma CB 400 Four, que, além de ser uma lenda, tem boas proporções e um belo design, que casamos perfeitamente com o novo chassi e banco curto para 1 pessoa, sem falar nos pneus mais largos que os originais, ponteira corneta, acabamentos para as bengalas, farol de diâmetro maior, velocímetro redondo, retrovisores ponta de guidão, lanterna e setas custom, e pintura completa, cheia de detalhes e surpresas, que você vai poder acompanhar de perto a partir de agora.


Comparativo antes e depois Cafe Racer CB 300 “Naru”

Comparando a 300 original com a CB “Naru”, é possível ver a mudança radical no visual global da moto, que ficou ao mesmo tempo mais curtinha e mais robusta, com a remoção das carenagens laterais e com um paralama dianteiro menor, que deu mais visibilidade ao motor, aos pneus com medidas 120 e 160 e às rodas. Outro ponto marcante é o visual bem reto do conjunto tanque-banco-e-chassi, típico das Cafe Racers. As proporções foram cuidadosamente calculadas para criar essa harmonia entre comprimento do tanque e comprimento do banco, movimento e altura do tanque e movimento e altura do banco único com “rabeta Cafe Racer”. O chassi foi produzido com a combinação de tubos e chapa CNC, cuidadosamente alinhados e nivelados para alcançar o visual reto na altura final desejada.  Na lateral direita, a ponteira de inox estilo corneta também ganha bastante destaque por seu design e visual customizado com cordões de solda à mostra.

Detalhes tanque combustível customizado.

Vale aqui nesse momento darmos o devido destaque ao tanque, como já adiantamos um exemplar de CB 400 Four, que recebeu serviço de lanternagem, pintura metal flake verde, bocal de rosca para tampa torneada com trabalho de composição de elementos da natureza resinados, mangueira de nível de combustível que já é uma de nossas marcas registradas, e grafismos com a nossa assinatura do lado direito e o nome da moto do lado esquerdo.

(Aqui abrimos um parênteses para contar rapidinho o porquê do nome escolhido. “Naru” é um verbo em japonês que é utilizado em algumas estruturas linguísticas com o significado de “tornar-se”, algo que não era ou estava e passa a ser. Esse nome foi escolhido por vários motivos, primeiro por ser uma palavra em japonês, nacionalidade de origem da moto e país com o qual a dona da moto tem afinidades; segundo, pelo significado da palavra em si ter uma relação direta com o que nós exercemos como profissão, fazer com que motos e peças tomem novas formas e se tornem únicas; e terceiro, por ser uma palavra com sonoridade agradável, pronúncia simples – se fala ‘Narú’ – e fácil memorização.)

Visão lateral esquerda 300 Cafe Racer.

No lado esquerdo, chama a atenção a latinha de cerveja da Heineken, que dá suporte a uma bomba de combustível externa. Isso se fez necessário para adaptar um tanque dos anos 70, que logicamente não tem bomba de combustível interna, em uma moto moderna injetada. Fizemos todos os testes com uma bomba compatível com a moto e criamos os suportes para encaixá-la dentro da lata de cerveja, um elemento que combinou muito bem com o visual da moto e que também tem a ver com os gostos pessoais da proprietária. E é esse tipo de detalhe que garante a exclusividade da moto e traz ainda mais satisfação e prazer em se ter um exemplar customizado e único, pois o dono se enxerga na moto, e ela vira mais uma forma de expressão da sua personalidade. Outro detalhe modificado foi a placa na lateral com a produção de um suporte pequeno e discreto no eixo da roda traseira.

Cada detalhe do banco Cafe Racer.

Outra figura principal desse projeto é o banco, pensado em cada detalhe, com espuma cuidadosamente moldada formando uma leve concha no meio e a rabeta Cafe Racer ao final; material perfurado grafite no centro e texturado preto nas laterais, formando um agradável contraste com as costuras verde e vermelha que emolduram o movimento do banco. Destaque para o direcionamento dos pontos perfurados que seguem certinho linhas retas em direção ao tanque e à costura verde que divide o banco em partes iguais e coincide com as linhas perfuradas. Esse banco ficou ao mesmo tempo clássico e moderno, além de firme e confortável.

Antes e depois visão frontal CB Cafe.

Para dar mais volume às bengalas, produzimos molas de acabamento em inox pintadas na cor grafite para a parte superior, instalamos sanfonas de bengala e pintamos de preto as canelas e as mesas superior e inferior. Isso criou uma unidade a esse conjunto, que antes era todo visualmente seccionado, deixando-o mais alongado e robusto. O grande protagonista da frente é o farol redondo de 8” com o clássico X na lente do farol feito em pintura translúcida e setas custom nas laterais. O paralama dianteiro, mesmo pequeno, por estar em meio a peças pretas e ter pintura customizada com efeito de madeira, atrai o olhar na medida certa e traz, juntamente com o farol, vida e colorido à frente. O velocímetro redondo e os retrovisores ponta de guidão virados para baixo completam o visual. A frente da moto é toda “justinha”, sem interferência de peças grandes saindo para as laterais das bengalas e na parte superior tanto o X do farol quanto o guidão fazem o movimento para as laterais que termina nos retrovisores fazendo a curva de volta para dentro e apontando para a própria moto.

Antes e depois visão traseira da moto.

No final do chassi, instalamos uma única peça para lanterna e setas traseiras, seguindo a mesma ideia da frente de não ter muitas peças causando interferência nas laterais do chassi. Assim, apenas a ponteira chama atenção de um lado com o acabamento de grade perfurada e equilibra a visão com a placa do outro lado. No comparativo do antes e depois da moto vista detrás, é possível perceber como ela ficou realmente mais compacta, sem as carenagens originais, mas ao mesmo tempo robusta com um pneu mais largo que ganhou bastante destaque. E é possível perceber como pneu-suspensão-lanterna-banco-tanque-guidão-e-retrovisores vão se “encaixando” um no outro e formando um movimento bem interessante.

Agora que mostramos a visão geral da moto, deixamos vocês com uma galeria de fotos dos detalhes que merecem ser vistos bem de perto.


Esperamos que tenham gostado da “Naru”, a nossa versão Cafe Racer da CB300. Pra conhecer os outros exemplares de 300 e Twister que já construímos, é só clicar aqui.

E se você tem uma CB300, Twister, Fazer ou outro modelo de moto e deseja transformá-la em uma máquina feita de acordo com as suas preferências, estamos aqui para tornar seu desejo realidade. É só entrar em contato e agendar uma visita.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,