BMW volta a lançar modelo scooter no Brasil
23/11/2023
Já ouviu falar da BMW C400X? Essa é a scooter 350cc da BMW que estará disponível em duas versões: padrão e sport.
Ficha Técnica
Motor | Monocilíndrico 4 tempos, arrefecimento líquido, 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada | 350 cc |
Potência | 34 cv a 7.500 rpm |
Torque Máximo | 3,5 kgfm a 5.750rpm |
Caixa de Câmbio | Transmissão Continuamente Variável (CVT) |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico com 35 mm de diâmetro e 110mm de curso |
Suspensão Traseira | Braço oscilante duplo em alumínio, dois amortecedores com 112mm de curso |
Rodas | Alumínio fundido Dianteira: 3.50 x 15“ Traseira: 4.25 x 14“ |
Pneus | Dianteiro: 120/70 R15 Traseiro: 150/70 R14 |
Freios | Dianteiro: Disco duplo com diâmetro de 265 mm Traseiro: Disco simples com diâmetro de 265 mm |
ABS | BMW Motorrad ABS |
Combustível | Gasolina |
Tanque de Combustível | 12.8 L / Reserva 3L / Consumo de 28km/L |
Altura do Banco | 775 mm |
Comprimento | 2.210 mm |
Altura | 1.305 mm |
Largura | 835 mm |
Peso | 226 kg (com 90% do tanque cheio) |
Capacidade Máxima de Carga | 405 kg |
Equipamentos de Série | >Controle de estabilidade automático (ASC) >Iluminação completa em LED; >Partida sem chave; >Tomadas USB e 12v; >Compartimento expansível sob o banco; >2 compartimentos pequenos no escudo frontal. |
Depois de ver os detalhes dessa BMW, vocês acham que ela entra no mercado de forma competitiva ou não?
Como sua principal rival, pode-se indicar a Honda Forza 350, que sai em média por R$52.000,00.
Comparando as duas scooters, o modelo alemão sai na frente no quesito potência, com quase 5 cavalos a mais, uma vez que a japonesa tem um motor de 29,2cv a 7.500 rpm (contra 34cv da BMW), torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm e 330 cilindradas (contra 350cc da BMW).
A autonomia esperada de ambas é bem próxima, rodando um pouco mais que 350km com um tanque, mas a da BMW é ligeiramente superior uma vez que seu tanque comporta 1,1L a mais de gasolina. Por sua vez, o consumo da Honda é um pouquinho menor, em média de 30km/L (contra 28,5km/L da BMW).
O banco da C400X é 0,5cm mais baixo que o da Forza, cuja altura do chão é de 775mm e 780mm, respectivamente. Apesar de ser uma diferença muito pequena, pode trazer um pouco mais de conforto para quem tem estatura mais baixa.
Em contrapartida, a Honda é 19kg mais leve, 176kg a seco contra 195 da BMW. E o espaço do compartimento sob o banco da Forza é consideravelmente maior, com capacidade de 48L contra 31L da C400X.
Ambas possuem iluminação full led, portas USB para carregamento de aparelhos eletrônicos, sistema de partida sem precisar inserir a chave, controle de tração e freios ABS, mas a BMW conta com disco duplo na dianteira. A scooter alemã oferece ainda como item de fábrica acelerador eletrônico, e, na sua versão Sport, painel TFT com conectividade e aquecimento dos bancos e punhos. Por sua vez, a Forza traz ajuste elétrico do para-brisa, que também é maior que o da BMW e proporciona mais conforto em trajetos mais longos.
No quesito estético, a Forza tem um visual mais street e aposta em carenagens mais volumosas, enquanto a BMW importa algumas características da sua linha adventure.
E aí, qual é o seu veredito? A scooter BMW C400x chegou para dominar o mercado dessa faixa de cilindrada ou a Honda Forza 350 vai se sair bem nesse confronto?
Continuem acompanhando nosso site para ver mais lançamentos e notícias do mundo das duas rodas.
Atenciosamente,