Vulcan 1500 Military Bobber Fat Tire 240

Olá, pessoal! A moto que vamos apresentar agora com certeza foi um dos projetos mais desafiadores que a Oficina já produziu. Convidamos a todos para conferir os detalhes do processo e do resultado final de uma Vulcan 1500 Bobber Fat Tire!


FICHA TÉCNICA

Veículo: Kawasaki Vulcan 1500 1993

Serviço: Customização Bobber c/ temática militar e pneu 240

Detalhes: Esse projeto foi extremamente audacioso pois, além da moto de base já ter completado mais de 25 anos, a modificação principal envolveu kit de rodas raiadas (a moto tinha originalmente rodas de liga leve) sendo a roda traseira com medidas especiais para receber pneu 240, com o fator dificultador da moto ser transmissão por cardan. Fizeram parte desse serviço a importação de cubo de roda traseiro, a produção do zero de aro traseiro acima dos padrões vendidos no mercado, de raios com medidas especiais e de balança sob medida para receber o cardan modificado. Para agregar à moto o visual bobber militar, foi produzida cinta para o tanque com suportes para armas, banco selim em duas tonalidades, além de detalhes de pintura de camuflagem, mapa antigo e caveiras, acabamento de pin-up para a tampa do radiador e escapamento totalmente personalizado. Foram muitos meses de estudo, projeção, produção de peças e testes para chegar ao resultado final que você vai poder ver em detalhes agora.


Após a desmontagem de todas as carenagens e o planejamento da customização, partimos para a principal modificação – a produção da roda traseira raiada com medida especial – pois ela guiaria as transformações seguintes de balança, chassi, banco e posicionamento do tanque. Produzimos aro com marcação, rebaixo e furo do assentamento de cada raio, importamos cubo traseiro do modelo da VN 1500 americana com rodas raiadas, produzimos 96 raios com medidas especiais, montamos e alinhamos a roda para receber o cardan.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Produzindo aro para roda raiada traseira.
Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Cubo roda traseira importado e amostras de raios produzidos sob medida.

Com a roda pronta e alinhada com o cardan e com o chassi, iniciamos a criação da nova balança, com horas a fio de testes, medições e soldagem, para produção de braço esquerdo robusto envolvendo o eixo do cardan modificado e suporte para o novo amortecedor.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Alinhando a roda e o cardan, produzindo a balança e os suportes para amortecedor monoshock.
Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Resultado final da roda raiada traseira – fat tire 240 – e da nova balança.

E como últimas modificações estruturais, finalizamos as alterações na parte traseira do chassi, com proposta bem ousada de estrutura de treliça reduzida, utilizando tubos especiais estruturados, como suporte para o banco selim, passando a sensação de um banco flutuante.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Construção do banco e parte traseira do chassi.

A capotaria do banco foi feita em duas tonalidades, sendo uma textura mais escura nas laterais e um trançado mais claro no centro com trabalho de envelhecimento para passar a sensação de que a moto já havia percorrido alguns quilômetros em atividade, sem perder a beleza estética.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Detalhe treliça parte traseira do chassi e banco selim com capotaria especial.

Para compor o visual militar, o tanque recebeu uma cinta customizada produzida sob medida com porta balas do lado esquerdo, uma bainha no centro para faca militar Ka-bar e um coldre do lado direito para réplica de uma Colt 45.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Cinta custom com a mesma combinação de materiais do banco.

Umas das marcas registradas da Oficina nos projetos são os detalhes de acabamento para tampa do radiador, de acordo com a temática da moto e o gosto do cliente. Dessa vez, produzimos um desenho em tons pastéis de uma pin-up com uniforme militar.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Acabamento de pin-up com grande riqueza de detalhes.

Como detalhes de pintura, fizemos pintura especial verde militar com textura de camuflagem em efeito degradê no tanque, textura de folhagem nas tampas superiores do motor, mapa antigo com tonalidade de papiro na tampa lateral esquerda e caveiras abstratas na carcaça do farol, além de lente amarela.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Detalhes especiais de pintura alinhados com a temática militar.

O paralama dianteiro recebeu tratamento enferrujado e suportes em formato de correntes.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Paralama dianteiro custom.

O escapamento foi produzido artesanalmente sob medida em inox com curvas emoldurando o motor.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Escapamento custom.

Por fim, vale destacar ainda detalhe de mangueira de nível de combustível no tanque, velocímetro redondo pequeno com luzes indicadoras, setas dianteiras em fitas de led nas bengalas e lanterna com setas integradas abaixo do banco.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Mais detalhes customizados.

E agora que já “demos um zoom” nos principais detalhes desse projeto, confira a visão geral do resultado final da moto e uma sessão de fotos dessa customização.

Oficina dos Tons - Vulcan 150 Bobber c/ Pneu 240
Visão lateral esquerda Vulcan 1500 Bobber.


Nós da Oficina dos Tons gostaríamos de agradecer ao nosso cliente por ter nos dado a oportunidade de construir essa Bobber Fat Tire única e exclusiva. Agradecemos também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi, e a todos os familiares, amigos próximos e colaboradores que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.

Para aqueles que também querem realizar um projeto de moto customizada e se identificaram com a nossa linha de trabalho, é só entrar em contato conosco e agendar uma visita à Oficina.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,