Customização Bobber em Boulevard M800

Olá, pessoal, nesse post vocês vão acompanhar o projeto de customização Bobber que realizamos em uma Suzuki Boulevard M800.

Oficina dos Tons - Bobber Boulevard M800 - Antes
Pra quem não lembra, o modelo original da moto é esse daqui.

O projeto que realizamos nessa moto ficou surpreendente, com detalhes realmente únicos que vocês não encontrarão em nenhum outro projeto feito nesse mesmo modelo. Esperamos que gostem.


FICHA TÉCNICA

Veículo: Suzuki Boulevard M800 2005

Serviço: Customização Bobber

Detalhes: Com duração de aproximadamente 96 dias de trabalho, essa customização começou de uma forma um pouco diferente do habitual. Esse cliente comprou uma Boulevard já com um início de customização, em Brasília, e no caminho de volta para Belo Horizonte, infelizmente sofreu um acidente devido a um buraco na estrada (diga-se de passagem, em um trecho pedagiado). Ele veio até à Oficina com a moto, fizemos o orçamento para recuperar tudo que foi danificado no acidente e após um período de negociação com a concessionária da rodovia, ele retornou para fecharmos o serviço.

Oficina dos Tons - Bobber Boulevard M800 - Antes
Imagens de alguns dos pontos danificados na moto após o acidente.

Além dessas avarias, alguns pontos das modificações que tinham sido feitas na moto pelo antigo dono precisavam ser revistas e melhor acabadas, como, por exemplo, a chapa do banco e seu suporte que não atendiam à segurança necessária e faltava finalização; o farol duplo que esteticamente ficou bacana, mas por serem faróis de milha de carro adaptados na moto não ofereciam luminosidade suficiente; a pintura preto fosco como um todo estava manchada e desgastada; além do visual geral que, na nossa opinião, faltava um pouco de unidade, harmonia, não era um projeto acabado com início, meio e fim. Assim, propusemos ao cliente criar um novo design para a moto, mantendo a característica que era fundamental para ele: uma moto toda preta com predominância de acabamento fosco. Desenvolvemos e adaptamos, então, novas peças chave na moto, como banco, paralamas, farol, lanterna, setas, filtro de ar, pedaleiras, dentre outras; e repintamos a moto por completo.

Acompanhe abaixo fotos do resultado final.


Oficina dos Tons - Bobber Boulevard M800

Movimente a foto para a direita e esquerda para sobrepor o antes e depois dessa transformação.

Comparando-se a moto original ao visual Bobber que criamos, é possível perceber de cara que apesar de termos tirado os paralamas, farol, setas, lanterna, filtro de ar e descarga originais que eram relativamente grandes, e instalado peças customizadas com tamanho mais reduzido, a moto ainda continuou com visual volumoso e imponente, mas os protagonistas agora passaram a ser o motor e as rodas/pneus. Antes, os acessórios cromados desviavam muito a atenção e as peças em geral encobriam a “verdadeira alma” da moto. Agora, com tudo mais exposto, a estrutura da moto ganhou destaque e os acessórios foram pensados de maneira a chamar atenção na medida certa, seguindo uma linha mais rústica e com detalhes que merecem ser admirados de perto.

Oficina dos Tons - Bobber Boulevard M800
Algumas das peças customizadas da moto.

Produzimos um paralama dianteiro curto com suporte personalizado, que foi posicionado um pouco “avançado” para dar mais movimento ao design da moto. O paralama traseiro também seguiu essa linha mais reduzida, dando todo destaque ao pneu. Esse detalhe foi bem conversado e acordado com o cliente, pois se por um lado é esteticamente muito bonito, por outro pode representar para alguns um transtorno por não proteger muito o piloto da sujeira que a roda joga para o alto, principalmente em condições de chuva. Como o cliente faz uso da moto mais para viagens e momentos de lazer e não se importa com essa questão, optamos juntos por dar mais preferência à estética nesse quesito. As espadas, que são essas peças laterais que originalmente servem de suporte para o banco do piloto, do garupa e para as setas traseiras, já vieram modificadas da personalização anterior, mas as refizemos com adaptações para receber as molas do banco e demos acabamento mais refinado. No sistema de entrada de ar, fizemos todas as adaptações necessárias (mantendo inclusive o sensor de entrada de ar da moto) para receber um filtro de ar esportivo muito utilizado em motos Harley-Davidson, que formou um conjunto muito bonito com o motor. As pedaleiras do piloto instaladas na moto foram torneadas sob medida em alumínio. O escapamento customizado já veio instalado na moto quando ela chegou aqui na Oficina, e como ele casava bem com o que se esperava de resultado final da customização, decidimos juntamente com o cliente por manter esse modelo, recuperando algumas avarias do acidente e fazendo o trabalho com a manta térmica.

Oficina dos Tons - Bobber Boulevard M800
Detalhes do banco selim e sinalização traseira.

Vamos falar agora de um dos acessórios chave do projeto que é o banco selim, característica marcante das motos bobber. Nós produzimos o banco com medidas um pouco maiores e fizemos as molas na altura certa para possibilitar uma tocada com conforto e firmeza. Na capotaria combinamos as tonalidades marrom cafe e preto e uma costura especial com linha dourada, seguindo o visual rústico da moto. O banco recebeu também na parte inferior toda a sinalização traseira da moto, com lanterna, luz de freio e setas, uma solução que ajudou a deixar a parte traseira ainda mais limpa. Além disso, desenhamos e produzimos uma peça com chapa de 2mm que se encaixa perfeitamente abaixo do banco, dando acabamento e finalização no vão que fica exposto ali quando é retirado o banco original e escondendo os fios e componentes elétricos que são alocados nessa região. Esse é um dos diferenciais nos projetos da Oficina, pois não pensamos somente nas modificações necessárias para colocar esta ou aquela peça na moto, mas sim criamos cada detalhe do projeto para alcançar um visual final harmônico e esteticamente bem resolvido.

Oficina dos Tons - Bobber Boulevard M800
Novo visual frontal da moto.

Na frente, optamos por um farol redondo de led de 5.75 polegadas, com excelente luminosidade e com setas integradas, o que permitiu “limpar” tudo que ficava para fora das bengalas. E ainda instalamos retrovisores ponta de guidão que apesar de serem menores que os originais tem boa visibilidade; e mangueira de freio aeroquip, que além de ser muito bonita, melhora a eficácia da frenagem.

Oficina dos Tons - Bobber Boulevard M800
Detalhes da pintura completa da moto.

E para finalizar, no quesito de pintura, o visual todo preto solicitado pelo cliente foi solucionado com uma combinação entre o acabamento fosco nos paralamas, tanque, rodas, bengalas, mesas e espadas; enquanto o chassi, motor e outros suportes ganharam um acabamento acetinado; as tampas laterais foram combinadas com flake dourado; e a tampa do tanque e dois acabamentos laterais receberam pintura water transfer de caveiras. Tudo na medida certa para agregar agressividade à moto e ao mesmo tempo trazer requinte.

Agora que já passamos rapidamente por todos os detalhes, fiquem com mais fotos dessa customização.


Nós da Oficina dos Tons gostaríamos de agradecer ao nosso cliente Henrique “Galo Doido” por ter nos dado total autonomia para construir uma Boulevard M800 Bobber com visual único, mas agradecemos principalmente a oportunidade de iniciar mais uma amizade. Esperamos que essa moto faça com que as viagens dele sejam ainda mais especiais e que proporcione a ele novas amizades e momentos inesquecíveis. Agradecemos também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi, e a todos os familiares, amigos próximos e colaboradores que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.

Para aqueles que também querem realizar um projeto de moto customizada e se identificaram com a nossa linha de trabalho, é só entrar em contato conosco e agendar uma visita à Oficina.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,