Twister 250 Cafe Racer

Olá pessoal, tudo bem? A Oficina dos Tons também trabalha projetos para motos de baixa cilindrada e nesse post temos o prazer de apresentar a Shark 250 Cafe Racer, um modelo Cafe construído a partir da Twister 250. Esperamos que gostem!


FICHA TÉCNICA

Veículo: Honda Twister 250 2004

Serviço: Transformação Cafe Racer

Detalhes: Com duração de cerca de um mês e meio, esse foi um projeto feito sob medida para a Twister 250, buscando mesclar o visual retrô das Cafe Racers e uma boa exposição do motor e dos pneus com um toque de modernidade e visual encorpado, sem deixar a moto muito magrelinha. O trabalho nessa moto englobou a retirada de toda a roupagem original da moto; reconstrução total da parte traseira do chassi; substituição de tanque por modelo retrô com parte inferior reta; produção de banco reto para uma pessoa estilo Cafe Racer, de ponteira curta formato corneta, de paralama dianteiro curto com suporte personalizado e molas de acabamento para as bengalas; modificações nos suportes de pedaleira; além de guidão Tomazelli com retrovisores na pontas, velocímetro digital, farol redondo com lente amarela, setas dianteiras bullet, lanterna custom com setas integradas, filtro de ar corneta, sanfonas de bengala, e pintura completa.

Acompanhem abaixo registros do processo e do resultado final dessa customização.


Os trabalhos começaram com o planejamento das modificações estruturais, o desenho do novo chassi, a construção de gabaritos de alinhamento, para daí partirmos para a modificação propriamente dita.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Honda Twister 250
Cortando e esmerilando parte traseira do chassi original.
Oficina dos Tons - Cafe Racer Honda Twister 250
Reconstruindo e alinhando a parte traseira do novo chassi com tubos, chapa desenhada em CNC e solda mig.
Oficina dos Tons - Twister Cafe Racer
Alinhamento do novo chassi com o tanque.

O nosso grande diferencial é o estudo e a projeção das modificações, a construção de uma nova moto e não a adaptação forçada de peças avulsas. É possível perceber isso no cuidado com o desenho da parte traseira do chassi onde vai receber o banco, chegando em uma exatidão no encaixe e assentamento das peças. Além disso, os pontos de apoio e soldas do chassi são muito bem pensados de acordo com a força que ele irá sofrer e com o visual final que se almeja alcançar. E esse cuidado tanto técnico quanto estético permeia também todas as outras modificações que foram projetadas para a moto.

Oficina dos Tons - Twister Cafe Racer
Modificando suportes de pedaleira, limpeza carburador e pintura completa.

Pra não estender demais o post, vamos pular para o que interessa, o resultado final.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Honda Twister 250
Antes e depois da transformação Cafe Racer em Twister 250.

Nesse comparativo, é possível perceber como foi estabelecida uma nova harmonia visual para a moto. A Shark ficou mais curtinha e compacta, com a mudança do banco para 1 pessoa e a produção de paralama e ponteira de escape curtos, mas ao mesmo tempo ficou encorpada com o destaque maior para o motor, para as rodas/pneus e para o amortecedor traseiro. Com a retirada das carenagens e a reconstrução da parte traseira do chassi, o “movimento” tanque-banco, que antes formava uma diagonal debaixo para cima, agora segue uma linha reta, como “manda o figurino das Cafe Racers”.

Oficina dos Tons - Cafe Racer Honda Twister 250
Antes e depois visão frontal Shark 250 Cafe Racer.

Na frente, vemos como antes as peças chamavam muita atenção de maneira individual, devido às proporções e cores, e agora na Shark as peças foram projetadas de forma a comporem um conjunto geral com personalidade mas também com discrição, dando o protagonismo para o farol com carçaca cromada e lente amarela, e para o pneu dianteiro. Aqui temos de falar do paralama, cujo tamanho e posicionamento permitiram essa exposição frontal do pneu, e o detalhe na parte superior que faz alusão a uma barbatana de tubarão combina perfeitamente com o desenho dos sulcos do pneu. As bengalas, que antes tinham um visual magrelinho, ganharam mais robustez e presença com a instalação de molas de acabamento grafite na parte superior e sanfonas de bengala pretas unindo com as canelas pintadas também na cor preta. O velocímetro participa agora de um conjunto que segue pelo guidão morcego e termina nos retrovisores.

Seguem mais fotos para que vocês possam conferir cada modificação desse novo modelo de Twister 250. Clique para ampliar.


Esperamos que tenham gostado da Shark, a nossa versão Cafe Racer da Twister 250. E você também pode ter uma moto como essa para se deslocar na cidade com muito estilo. É só entrar em contato conosco através do telefone (31) 3656-6533 e encomendar a sua moto.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,