Olá, pessoal, tudo bem? Voltando na linha dos projetos em motos de baixa cilindrada, vamos apresentar agora mais uma versão Cafe Racer para a Twister 250 produzida aqui na Oficina dos Tons, apelidada de Marathon. Nessa moto, buscamos um visual um pouco mais robusto e agressivo do que a outra Cafe já produzida por nós nesse mesmo modelo da Honda (se você ainda não conhece o projeto da Shark, é só clicar aqui). Fiquem agora com as curiosidades dessa transformação radical, que vale a pena conhecer em detalhes. Esperamos que gostem!
FICHA TÉCNICA
Veículo: Honda Twister 250 2004
Serviço: Customização Cafe Racer
Detalhes: Nesse projeto, a ideia central era fazer uma moto bem curtinha e ao mesmo tempo robusta, trazendo um pouco do visual que conseguimos imprimir na CB 300 Naru agora para a Twister. Assim, a mudança chave definitivamente foi o conjunto tanque, chassi e banco. Com a produção de um paralama dianteiro pequeno e uma traseira para a moto totalmente limpa, os pneus gomados ganharam um enorme destaque, exercendo também um papel fundamental na construção do novo visual. A moto recebeu ainda guidão estilo morcego com retrovisores nas pontas, manetes esportivas, velocímetro digital, molas e sanfonas nas bengalas, farol de led com suportes personalizados e setas nas laterais, sistema de led para lanterna e setas traseiras, filtro de ar esportivo, suporte de placa lateral e ponteira de escape personalizada. O acabamento final ficou por conta da pintura completa preto acetinado, com tanque grafite perolizado, banco em tons preto e grafite e detalhes vermelhos no amortecedor traseiro e aro do farol.
Acompanhem abaixo os detalhes dessa pequena porém “musculosa” Cafe Racer.


Movimente as setas sobre a foto para a direita e esquerda para sobrepor o antes e depois dessa transformação.
A Twister como ela é original de fábrica não dá visibilidade alguma ao chassi e deixa o motor e as rodas muito “tímidos” ali no meio das suas carenagens. O primeiro passo após tirar essas peças todas foi criar o novo conjunto tanque, chassi e banco, sem perder presença e volume no visual. Assim, buscamos um tanque grande que não possui abas ou outros complementos e que fosse possível adaptar na moto e chegamos no modelo da CB 400. O novo chassi foi produzido a partir de chapa sob medida desenhada e cortada à laser e tubos com os mesmos padrões da montadora soldados de forma criteriosa. Tanque e chassi foram alinhados de maneira a formarem juntos a linha reta típica das Cafe Racers. E o banco veio para finalizar de forma harmônica esse conjunto, encaixando-se perfeitamente no tanque e acompanhando o movimento das suas linhas. O tanque recebeu pintura grafite perolizado com grafismos em preto e o banco capotaria especial com veludo preto nas laterais e material sintético grafite na parte superior. Todo o restante da moto recebeu pintura preto acetinado, com exceção dos detalhes em vermelho na mola do amortecedor traseiro e no aro do farol, dando uma pitada de esportividade ao visual final.

É nítido como essa versão da moto mais “clean” deu ao motor, rodas/pneus e chassi o protagonismo que eles merecem. A ponteira de escape em inox com formato megafone personalizado também teve importante papel nesse visual mais limpo, além de ser por si só uma peça muito bonita e diferenciada.

O melhor adjetivo para a nova frente da moto definitivamente é cheia de personalidade. Pneu com desenho marcante, paralama pequeno abraçando bem de perto o pneu, bengalas com visual todo preto e mais robusto graças às sanfonas e molas de acabamento, guidão estilo morcego no tamanho exato para esterçar sem encostar no tanque, retrovisores custom nas pontas, velocímetro digital redondo e, por fim, a grande estrela da frente – farol redondo de led com angel eyes, que ganhou ainda mais destaque com o detalhe do aro vermelho.

Olhando a moto detrás, realmente nem parece ser a mesma. A placa na lateral e o banco curto permitiram dar destaque ao amortecedor traseiro que ainda aparece como o único detalhe em cor mais viva, e ao pneu que ganhou muito mais volume devido primeiramente à maior exposição mas também pelo modelo escolhido, mais largo e com gomos altos. A ponteira equilibra o visual no lado direito e traz mais uma textura com o acabamento de grade perfurada ao final. O banco combina a costura de losangos com os gomos do pneu e segue perfeitamente tanto a silhueta lateral do tanque, quanto o seu movimento ondular superior. Nessa visão é possível perceber como as proporções do guidão também casam perfeitamente com o restante, onde o arco central tem tamanho equilibrado com a largura do tanque e os retrovisores batem aproximadamente com as extremidades da placa e da ponteira. O velocímetro é o ponto mais alto e finaliza o visual como mais um detalhe bonito e customizado.
Tendo mostrado em linhas gerais a transformação global da moto vista de frente, detrás e das laterais, deixamos vocês agora com uma farta galeria de fotos para poderem ver de perto cada detalhe.
Como em todo final de projeto, gostaríamos de agradecer a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi, e a todos os familiares, amigos próximos e colaboradores que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.
Você também pode ter uma moto como essa, e transformar aquele trajeto rotineiro diário de ida e vinda da escola, faculdade ou trabalho, em uma experiência mais divertida e prazerosa. Além de também chamar muita atenção nos passeios de fim de semana e nos encontros de moto. Se ficou interessado, é só entrar em contato conosco pelo (31) 3656-6533 e agendar uma visita à Oficina.
Obrigado pela atenção e até a próxima!
Atenciosamente,