Transformação Cafe Racer CB 450 – Estilo moderno e esportivo

Olá, pessoal. Saca só mais uma transformação Cafe Racer de uma Honda CB 450, realizada aqui na Oficina dos Tons. Pra quem já conferiu a CB 400 Cafe que postamos em 2017, esse post vai ser bem interessante pra ver como desenvolvemos um projeto completamente diferente para o mesmo modelo de moto base, cada um com sua beleza própria e particularidades para combinar com a personalidade e as expectativas de seus donos. A proposta dessa vez foi uma customização com pegada bem moderna e esportiva. Vale a pena conferir, porque com certeza essa moto é diferente de tudo que você já viu.


FICHA TÉCNICA

Veículo: CB 450 1985

Serviço: Transformação Cafe Racer completa

Detalhes: Esse foi um projeto totalmente criado e realizado aqui na Oficina dos Tons, extrapolando um pouco as características de uma legítima Cafe Racer pra agregar mais esportividade à moto. Tratou-se de um trabalho de transformação completa com modificações no chassi; adaptação de frente e rodas esportivas; novo sistema de frenagem dianteiro e traseiro; criação e produção de balança personalizada para receber amortecedor monoshok; modificações no tanque e no escapamento; produção de banco para uma pessoa com capotinha Cafe Racer e paralama dianteiro curto com suporte personalizado; além dos acessórios em led, relação sob medida, filtros esportivos e outros detalhes que vamos mostrar ao longo desse post. O projeto durou em torno de 134 dias, com muito estudo, projeções no computador, trabalho manual e com o auxílio de maquinário especializado e a parceria de uma galera de primeira!

Parceiros:
Usilima Torneamentos, Forracar, Ciclops, Irmãos Costa, Granato, Tecnologia Tintas, Acrilminas, Central Laser, Anderson Porto, Luciano Saraiva, Marcelo Magalhães, Waldir Monteiro e todos que auxiliaram de alguma forma nesse processo.

Acompanhe abaixo as etapas e os detalhes desse processo de customização.


Pra começar vale relembrar alguns detalhes próprios da CB 450.

Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Suspensão dianteira convencional, farol redondo, painel com carcaça quadrada, rodas estrela 18” e 19”, freio a disco simples dianteiro e à lona traseiro, escapamento com saída dupla, tampas laterais que escondem diversos componentes elétricos, banco com 795mm de altura, lanterna traseira e setas retangulares.

Primeiro, foram definidos os detalhes do projeto através de conversas com o cliente, e foi traçado um esboço dos caminhos que essa customização iria tomar. A partir disso, iniciou-se o trabalho de desmontagem da moto e a adaptação de novas peças estruturais – bengalas invertidas com diâmetro maior que o das originais da moto e rodas esportivas aro 17”, para agregar mais volume e robustez ao visual final da moto. Nessa etapa, foram feitos também os recortes no chassi para eliminar as partes que seriam alteradas. Esse é um momento crucial da customização, que exige muita música boa, concentração e exatidão no trabalho com a esmeriladeira, pois um corte errado pode prejudicar de forma definitiva o projeto como um todo.

Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Trabalho de cortes no chassi original.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Detalhe da moto sem a parte traseira do chassi e com bengalas e rodas novas.

Paralelo a isso, foram feitas também as modificações na parte inferior do tanque, pois seria ele quem guiaria a direção e tamanho do novo banco, e consequentemente do novo ‘subchassi’, para que eles em conjunto chegassem a um resultado final bem reto, característico das motos Cafe Racer, mas também com uma certa inclinação para agregar esportividade.

Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Detalhe do antes e depois do tanque e estudos do novo design da moto.

Seguiram-se muitos dias de cálculos, desenhos e testes no computador para se chegar à concepção final do novo ‘subchassi’ e também de uma nova balança para a moto, adaptada para receber suspensão monoshock e pneu 150. Eles foram criados do zero pela Oficina dos Tons, e portanto você não vai encontrar nada igual em projetos de outras oficinas. Com as peças recortadas em CNC, foram outras tantas horas de gabaritagem, alinhamento e soldagem. Tudo muito bem planejado, primando em primeiro lugar a segurança, mas pensando também no design e na beleza dos desenhos e curvas.

Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Construção dos novos chassi e balança.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Detalhes dos cordões de solda.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Resultado final dos novos chassi e balança; e da pintura eletrostática preto fosco.

Definidas a inclinação e altura do banco, foram feitas as últimas modificações na posição de pilotagem da moto, com o reposicionamento dos pedais de marcha e freio e a adaptação da frenagem a disco traseira.

Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Testes finais do sistema de freio traseiro e da pegada do piloto.

Finalizada a estrutura da moto, demos continuidade à produção das outras peças personalizadas, além da adaptação de peças novas, restauração e revisão das peças antigas da moto que seriam mantidas e trabalho de pintura completa.

Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Paralama dianteiro curto com suporte personalizado.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Produção de banco para 1 pessoa com espuma rígida, capotaria em couro sintético e costura em losangos.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Acabamento de manoplas no mesmo material do banco, suporte de placa personalizado, acabamento de cabos com malha náutica e relação modificada sob medida.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Adaptação de mangueira de nível de combustível no tanque, pintura grafite com símbolo Honda estilizado na cor cobre e tampa torneada com assinatura da Oficina e acabamento levemente enferrujado.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Pintura do motor em preto fosco com tampas em tonalidade cobreada, aletamento lateral, filtros esportivos e suspiro de óleo vermelhos.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Recorte circular na tampa do alternador com adaptação de acabamento transparente e luz interna para possibilitar ver o rotor girando. Detalhes da assinatura da Oficina e pintura de caveiras.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Modificações no escapamento para 2 em 1, com trabalho de som e aplicação de fita térmica.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Produção de suporte personalizado com fixação por abraçadeiras de bengala para farol de led de 7” com angel eyes amarelo.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Fitas de led especiais para setas e sistema de lanterna e freio.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Produção de suporte para instalação de velocímetro digital redondo com luz de óleo à parte.

Nesse ponto, vale destacarmos o trabalho da parte elétrica. Instalamos um chicote novo com adaptações para receber as peças de led e o novo painel com odômetro e conta giros digital, diferentemente dos originais analógicos. O chicote e os componentes elétricos foram totalmente alocados em pontos escondidos para deixar o mínimo de fiação aparente.

Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Passando toda a fiação da moto. Detalhe da instalação da ignição na lateral.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Detalhe da parte inferior da moto sem fiação aparente.

Com a moto toda revisada e funcionando, finalizamos sua montagem, fizemos os últimos ajustes e os testes finais de rua.


E olha só como ficou essa máquina!

Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Resultado final CB 450 Cafe Racer, um projeto moderno, com esportividade e ousadia.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Visual lateral bem reto e combinação de cores dentro da palheta grafite e cobre.
Oficina dos Tons - Cafe Racer CB450
Frente totalmente modificada com semiguidões baixos, retrovisores ponta de guidão, paralama curto, farol redondo e tudo o que manda o figurino de uma Cafe.

Seguem mais fotos dos detalhes desse projeto. Clique para ampliar.

Para nós foi uma satisfação imensa chegar ao resultado final de uma moto tão diferenciada esteticamente e com uma pegada muito bacana de pilotar. Gostaríamos de agradecer ao nosso cliente por ter nos dado a oportunidade de realizar um projeto único como esse, com liberdade de criação. Esperamos que ele seja muito feliz com a moto e que ela lhe proporcione momentos memoráveis. Agradecemos também a Deus, ao Mestre Masaharu Taniguchi e a todos que acompanharam e auxiliaram de alguma forma nesse processo.

Para aqueles que se identificaram com o nosso trabalho e também desejam ter uma moto customizada, é só entrar em contato conosco e agendar uma visita à Oficina.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,