Quem é ligado ao mundo da customização de motos, com certeza já ouviu falar do estilo chamado Bobber. Voltando um pouco na história, lá pelos anos 20, na Califórnia, quando o modelo de moto dominante era a Harley-Davidson J Model, alguns motociclistas, interessados em motos mais baixas, mais leves e com visual diferenciado, começaram a cortar seus paralamas e silenciadores, fazer modificações no chassi, trocar as rodas por modelos de diâmetros menores, e assim nasceu o estilo que ficou conhecido como ‘California cut-down’.

Mais tarde, os soldados americanos tiveram contato, durante a Segunda Guerra Mundial, com as motos européias, que eram mais leves e com melhor aerodinâmica. Ao retornarem aos EUA levaram consigo conhecimentos mecânicos adquiridos nesse período, além de novas ideias e conceitos, e intensificaram o fervor pela modificação das motos de seu país. E assim se consolidou o movimento de retirar da moto peças que não comprometeriam o seu funcionamento e reduzir chassi e peças como paralama traseiro, daí o nome Bobber (cortar curto). E esse sucesso foi comprovado com a entrada desse estilo de moto nas telas dos cinemas, pilotada por personagens de atores como Marlon Brando.

Durante a guerra, também iniciou-se a importação para os EUA de motos estrangeiras como a Triumph. O mercado americano então foi abraçando essa onda custom e criando toda uma linha de acessórios personalizados. Os projetos Bobber foram ficando cada vez mais sofisticados e ousados e surgiram as motos Chopper, com guidões bem altos, garfos alongados e chassis customizados, estilo que ganhou muita força e visibilidade nos anos que se seguiram. Mas, apesar dos altos e baixos de popularidade, os bob-jobs ou as Bobbers continuaram tendo um público fiel de customizadores e motociclistas e tem seu lugar devidamente guardado no hall das custom clássicas.

Aqui na Oficina dos Tons, nós nos identificamos muito com esse estilo de customização e já construímos alguns projetos inspirados nas Bobbers. Para conferir os exemplos abaixo, é só clicar nas fotos para ler um post exclusivo sobre cada um deles e ver fotos de todos os detalhes.

Suzuki Boulevard M800 Bobber by Oficina dos Tons.

Honda Shadow 750 Bobber by Oficina dos Tons.

Para aqueles que se identificaram com a nossa linha de trabalho e querem ter uma moto Bobber, é só entrar em contato conosco e agendar uma visita à Oficina.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Atenciosamente,

Próximo Post
Você sabe o que é uma Cafe Racer?
Comments are closed.